Um mundo mais informado é um mundo
Transcendemos Explica é uma iniciativa da Transcendemos que tem como objetivo responder as principais perguntas sobre temas ligados à Diversidade. Nessa página você encontrará as respostas para as dúvidas sobre a questão trans.
O que é uma
O termo trans é utilizado para se referir a uma pessoa que não se identifica com o gênero ao qual foi designado em seu nascimento. Quando nascemos, nossos gêneros são determinados pelo nosso sexo. Assim, uma pessoa que nasce com um pênis é considerada como um homem e uma pessoa que nasce com uma vagina, como uma mulher. Contudo, algumas pessoas percebem que se identificam com outro gênero e passam a viver como assim desejam e se sentem melhor consigo mesmas.
Dessa forma, podemos utilizar “mulher trans” ou “pessoa transfeminina” para se referir a alguém que foi designado homem, mas se entende como uma figura feminina. Já o termo “homem trans” ou “pessoa transmasculina” é indicado para tratar uma pessoa que foi designada mulher, mas se identifica com uma imagem pessoal masculina.
Pensando no significado etimológico, o prefixo trans- (oriundo o latim) significa “além de”, “para além de”, “o outro lado” ou “o lado oposto”. O termo é utilizado como um “termo guarda-chuva” e se refere a todas as pessoas com identidades trans: transexuais, transgêneros, travestis, pessoas não binárias, etc.
O que é
O prefixo cis-, acrescentado à palavra “gênero”, vem do Latim e significa “do lado de cá”. Dessa forma, o termo Cis/Cisgênero é utilizado para se referir às pessoas cujo gênero é o mesmo que o designado em seu nascimento.
Ao nascer, uma pessoa é designada homem ou mulher de acordo com seu sexo. Se a pessoa, ao longo da vida, se entende/se identifica com mesmo gênero atribuído ao momento do nascimento, então é cisgênera.
O que é uma pessoa
Travesti é uma pessoa que foi designada homem no seu nascimento, mas se entende como uma figura feminina. Durante muito tempo, o termo era considerado pejorativo ou associado à prostituição. Contudo, atualmente o conceito vem sendo ressignificado e passou a ter mais peso político. Há pessoas que afirmam com orgulho que são travestis devido à história do termo.
Qual é a diferença entre
Há algumas pessoas que diferenciam os termos com base em cirurgias que as pessoas realizam em seus corpos. Porém, é tecnicamente difícil apontar as diferenças entre esses conceitos. Pelo fato das identidades se basearem na ideia de autoidentificação, o melhor caminho é entender como a pessoa se vê e respeitar isso.
Contudo, vale a pena mencionar que os termos trans, transgênero e transexual podem ser utilizados tanto para identidades masculinas, quanto femininas. Já o termo travesti é utilizado apenas pessoas trans com identidades femininas. Desse modo, o artigo e os pronomes corretos são A travesti e ELA.
O que é
Podemos dizer que a drag queen é a pessoa que se veste e se comporta de forma estilizada com uma expressão de gênero exageradamente feminina. Já o drag king é a pessoa que se veste e se comporta de forma estilizada com uma expressão de gênero exageradamente masculina. Por meio das performances artísticas e do humor, o objetivo é imitar, brincar, questionar e até desconstruir arquétipos dos gêneros feminino e masculino.
O que é
O termo “fobia” é utilizado para designar medo, repulsa, desconforto ou ódio. Dessa forma, o termo “Transfobia” pode ser definido como uma série de atitudes, sentimentos ou ações preconceituosas ou discriminatórias contra pessoas trans. As ações podem ser violentas ou veladas.